segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mercado da bola...

O site da Rede Sul de Notícias trouxe várias informações sobre todos os clubes que devem participar do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2010. Confira quais equipes estão investindo para a competição e quais ameaçam nem participar do certame.
Com o início do ano as equipes começam a se movimentar para formar os elencos que disputarão a Série Ouro, primeira divisão do futsal paranaense. Confira as principais novidades no mercado da bola do futsal paranaense até agora – as informações se baseiam em notícias publicadas em sites, blogs e nas comunidades das equipes no site de relacionamentos Orkut.



Marechal Cândido Rondon - O atual campeão estadual renovou contrato com oito atletas, além do técnico Marcos Xavier. Entre os que ficam destaque para o fixo Jorge Mário, o ala Gadeia e o pivô Dilvo. Reforçam a equipe este ano os goleiros Baranha (ex-Joinville/SC), Léo Oliveira (ex-Praia Grande/SP), os alas Edu (ex-Umuarama) e Beto (ex-Garça-SP). O time espera ainda por mais dois jogadores para fechar o elenco visando à disputa do paranaense e do brasileiro.

São Miguel do Iguaçu - Após surpreender conquistando o vice-campeonato no seu retorno a elite, o São Miguel do Iguaçu começa 2010 com dificuldades. Deixaram a equipe até agora importantes peças na campanha do ano passado como o goleiro Fabiano (Paraná Clube), os fixos Henrique, Maçarico e o ala Yuri, além do técnico Xepa – todos se transferiram para o Foz Futsal, que disputará a Série Prata e a Liga Nacional. Até agora nenhum nome foi confirmado e a valorização dos atletas com a campanha do ano passado dá sinais de que a montagem da equipe será difícil.
Umuarama - Depois de ficar de fora da decisão do paranaense pela primeira vez em três anos, o Umuarama deve ter um elenco bem modificado para este ano. Jogadores importantes como o fixo Júlio e o ala Rubinho deixaram a equipe para defender o Joinville/SC. Além deles quatro jogadores foram dispensados. Em meios a muitas especulações, a equipe confirmou dois novos jogadores até agora: o ala Douglas (ex-Concórdia) e o pivô Vitor Jesus, destaque nos títulos estaduais de 2007 e 2008 e que estava no Tubarão/SC. Seguem no time importantes nomes como o
fixo Boni, o pivô Jorge Alex e o goleiro Gian.


Cascavel - Semifinalista em 2009, o Cascavel trouxe uma equipe quase inteira. Chegaram os goleiros Donny (ex Marechal), Deivid (ex-Guaraniaçu), o fixo Osnei (ex-Marreco), os alas Rafinha (ex-Marechal), Magrão (ex-Foz), Davi (ex-Guarapuava), os pivôs Alex “He-Man” (ex-Guarapuava), Hugo (ex-Umuarama) e Papu (futsal italiano). Entre os que seguem destaque para os alas Wanderson, Caça e o pivô Aladinho. Guarapuava - Após terminar em quinto lugar ano passado, melhor campanha da equipe desde o retorno a Série Ouro em 2006,

Guarapuava se apressou n montagem do elenco e tem a equipe praticamente definida para este ano. Nomes importantes como o experiente goleiro Brigadeiro e o técnico Baiano seguem na cidade. Chegam os fixos Tarcísio (ex-Cascavel), Alan Alves (ex-Ivaiporã), os alas Biro, Carrapicho (ambos ex-Marechal), Nenê (ex-Santa Fé/SP), Fernandinho (futsal italiano), os pivôs Daniel Japonês (ex-Erechim/SP) e Edson (ex-Palotina). Mais quatro jogadores da base foram promovidos e agora a equipe espera por mais um jogador para iniciar os trabalhos visando à disputa do paranaense.

Foz do Iguaçu - No Adeafi, representante de Foz do Iguaçu na Série Ouro deste ano, nenhuma grande novidade até agora. As baixas confirmadas ficam por conta do pivô Marcelinho e o ala Roger que defenderão o Foz Futsal, outra equipe da cidade. A maior especulação gira em torno da possível volta do experiente ala Anderson, ex-jogador da Seleção Brasileira. Depois da eliminação para Cascavel ano passado nas quartas de final, o jogador rodou pelo futsal estrangeiro e agora pode voltar a equipe. Em 2010, a Adeafi dividirá as atenções da cidade com o Foz Futsal, que disputará a Série Prata e a Liga Nacional em parceria com o Vasco da Gama.

Maringá - Nenhuma definição oficial sobre o elenco até agora. A grande baixa é a saída do pivô Bolinha, artilheiro das duas últimas edições do paranaense, anotando 60 gols no total. O atleta de 22 anos se transferiu para o Joinville para a tristeza da torcida maringaense.



Londrina - Outro que começou o ano devagar, quase parando... Depois de terminar o estadual na oitava posição e participar da Liga Sul sem sucesso, a montagem da equipe para este ano é lenta – pelo menos não foram divulgadas informações oficiais até agora. Certo mesmo, por enquanto, são as saídas do pivô Bipe e do fixo Gerson, que defenderão o Paraná Clube.


Francisco Beltrão - O ano começou com muitas incertezas para a equipe. Especulou-se muito que o time não participaria da Série Ouro, embora já tivesse realizado a inscrição junto a Federação Paranaense de Futsal (FPF). Os dirigentes do time reclamaram muito da prefeitura municipal, que teria prometido – e não cumpriu – apoio financeiro a equipe. Prova disso é que o time terminou o estadual com apenas seis jogadores. Entre os que já deixaram a cidade até agora estão os alas Danilinho, Ronaldo, Mauricinho, Fudil e o goleiro Miojo. Não bastasse isso, este ano o time vai ter a concorrência de outra equipe da cidade: o Marreco Futsal.
Paraná Clube - A única equipe da capital na Série Ouro já fechou a contratação de quatro atletas para a disputa do estadual. Chegam o goleiro Fabiano (ex-São Miguel), o pivô Bipe, o fixo Gerson (ambos ex-Londrina) e o ala Danilinho (ex-Francisco Beltrão). Quem está de saída é o ala Rodrigo Batatinha. Entre idas e vindas em campos e quadras, o atleta defenderá o CRB de Alagoas em 2010.Campo Mourão - A maior novidade, por enquanto, é a renovação da parceria com a empresa Coamo, além da volta para casa – em 2010 o time volta a jogar no ginásio do Lar Paraná, que passará por reformas para se adequar as normas da FPF. No momento não qualquer informação oficial sobre contratação ou dispensas.

Rio Branco - Outro sobre o qual não há informações até o momento. Em sua estréia na Série Ouro ano passado, o time chegou à segunda fase. Inicialmente, assim como Francisco Beltrão, a equipe confirmou presença no campeonato e deve participar do arbitral.



Pato Branco - Também começa o ano com muitas incertezas. Não apareceu ninguém disposta a assumir o comando do clube e a prefeitura retirou o apoio que dava ao time – segundo informações, a administração pública contribuía mensalmente com 10 mil reais. Definidas, por enquanto, estão às saídas do fixo Giba, dos alas Rato e Marcelo. Chegam quatro jogadores oriundos do São Miguel do Oeste/SC: os alas Pizetta, Dé, o fixo Índio e o goleiro Maizena.


Paranavaí - Outro time sobre o qual há pouquíssimas informações – para não dizer nenhuma. Mas no caso de Paranavaí pelo menos não existem, até agora, especulações dando conta de uma possível desistência. Ano passado, por pouco a equipe não foi rebaixada.


Palotina - Também tem problemas. O campeão da Série Prata de 2009 ainda não anunciou se participa da Série Ouro, embora também tenha realizado a inscrição junto a FPF. Especula-se que o técnico Cristiano Cidrão possa deixar a equipe rumo ao futsal da Tailândia.


Marreco (Francisco Beltrão) - Muitas especulações envolvem a equipe até agora. Entre as informações confirmadas oficialmente estão a chegada do goleiro Cássio (ex-Paranaguá), além dos alas Fio, Emerson (ambos ex-Guarapuava) e do técnico Nelsinho Bayer (ex-Tubarão/SC). O ala Alex Maranhão segue na equipe. Entre as possíveis contratações estão o fixo Serrão, que não renovou com Cascavel, e o pivô Erecson, que estava no futsal gaúcho.

Fonte: redesuldenoticias.com.br

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010 já começou para o Futsal...


O ano de 2010 começou muito promissor para o futsal paranaense. Este foi o sentimento de dirigentes e funcionários da Federação Paranaense de Futebol de Salão nesta segunda-feira (04/12), primeiro dia de funcionamento da entidade. Opinião baseada na movimentação por parte dos filiados e também na programação para esta temporada.
De acordo com o calendário da FPFS, 36 competições oficiais serão disputadas este ano. Uma a mais que em 2009, devido à criação da Taça Paraná sub-13 feminina. De acordo com o superintendente Antonio Carlos Moreira Filho, esta foi uma solicitação de muitos clubes, que a Federação teve condições de atender. “Mais uma demonstração do crescimento do futsal entre as mulheres no nosso Estado”, comentou.
Com este anúncio, feito logo no primeiro dia de expediente na Federação Paranaense, a Taça Paraná de futsal terá agora onze categorias entre as disputas masculinas e femininas. Outros quatro campeões estaduais serão definidos através do Campeonato Paranaense: Ouro, Prata, Bronze e Feminino. A FPFS organizará ainda 13 disputas no Campeonato Metropolitano, em suas séries Ouro e Prata, e outras oito na Taça Curitiba.
Além disso, o ano de 2010 promete grandes emoções com as participações do futsal paranaense em competições nacionais. Só na Liga Futsal serão quatro equipes do Estado. O Paraná também terá representantes na Superliga, na Liga Sul e na Taça Brasil de todas as categorias, só para citar as mais importantes disputas. “Temos tudo para superar o belo desempenho de 2009”, comentou Dias Lopes, presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão.
AQUARIUS
Na minha opinião a criação da categoria Sub 13 no naipe feminino, fico feliz com a iniciativa da Federação. "Já era tempo, pois temos que promover torneios ou competições extra-oficiais para darmos uma melhor formação as atletas das categorias menores no naipe feminino uma vez que muitas delas se destacam precocemente e pelo fato de não ter competição nas suas idades são obrigadas a participarem em categorias superiores as suas. É o caso de Rarine (nº 3), hoje com 15 anos que quando tinha 13 anos já jogava com as menores".

Encerramento foi contra o Coxa


Na manhã do dia 20 de dezembro, os alunos do Aquarius Futsal se deslocaram até a capital do estado para Jogos de Encerramento do ano de 2009,onde foram realizadas partidas de futsal contra uma das melhores equipes do estado, CORITIBA FUTEBOL CLUBE. o COXA.

Participaram neste ano do evento, 35 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos, do sub-07 ao sub-13.

A grande atração deste ano foi um jogo de futebol entre os pais dos alunos de Telêmaco contra os pais dos alunos do Coxa.